Você sabe a diferença entre anomalia e erro?
- jrsousace
- 26 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Existem definições formais para erro e anomalia entretanto eu não vou focar nisso agora. Eu vou dar um sentido mais prático para você conseguir entender a principal diferença entre essas 2 palavras.
Quando você está organizando processos ou simplesmente operando normalmente a sua rotina o erro pode ser definido como algo interno ao funcionamento da empresa, ou seja, pode ser cometido por falha no desenho, por situações não previstas, por falhas diversas ou ,na maioria das vezes, por falha humana. Isso pode ser resolvido orientação, treinamento de processo operacional, com feedback e acompanhamento individualizado, evite criticar erros em público, isso afeta a confiança da sua equipe e eu já falei sobre as consequências disso em posts anteriores.

Anomalia pode ser definida como externalidade que compromete o andamento dos seus processos estabelecidos. Existe uma certa interseção com a questão de eventos não previstos, mas a solução é relativamente simples: normalmente revisar seu fluxograma, fazer um ajuste no processo e manter sua equipe atualizada sobre isso já resolve na grande maioria das vezes. Contudo a grande maioria das anomalias ocorrem mesmo que seu processo esteja todo refinado, ajustado e validado.
O exemplo mais comum que eu possa citar são erros de endereço. Eu já trabalhei com muitos tipos de entregas e quando você depende de informações fornecidas pelo cliente, acabamos encontrando uma série de ruídos aparentemente simples, mas são anomalias que podem comprometer todo o teu nível de serviço.
Aqui em Fortaleza existe um bairro chamado Conjunto Ceará, ele possui 4 etapas, algumas vias são denominadas por números e outras por letras, além disso as casas possuem numeração e também existem casas que possuem divisões por letras, os famosos "altos".
As chances do cliente fornecer informações erradas num simples formulário de endereço são enormes e você não faz ideia de como as pessoas inventam formas de escrever a mesma palavra, vou só citar alguns exemplos: Conjunto Ceará, C Ceará, Conj Ceará, Conj CE, C CE IV. Não faltam bizarrices.
Imagina como um bom roteirizador precisa funcionar tendo essa enorme quantidade de informação para processar. Claro que o CEP nos ajuda, mas nem sempre seu cliente sabe informar e as boas práticas de venda, principalmente online, não recomendam que você tire seu cliente da página até ele efetivamente concluir a venda para evitar que ele perca o foco e você perca a venda/conversão.

Isso tudo sem contar quando você tem ruas que são classificadas por extenso, ruas que são classificadas em números, ruas homônimas e eu também não posso esquecer os números romanos. Parece simples, mas não é. Endereço é algo mais complexo que parece e a não padronização ou não utilização de uma boa base de dados pode comprometer toda sua operação.
Anomalia também pode ser utilizada como forma de rastrear erros. Ao separar sua empresa em setores diferentes, a "externalidade" acaba sendo interna à empresa, mas de um setor em uma etapa anterior. Criar um mecanismo de report de anomalias é fundamental nesse momento e no post sobre a importância do erro eu te explico sobre um aspecto fundamental para isso acontecer bem.
Nesse modelo, as anomalias mais comuns são divergência de preço, de produtos, de carregamento, de estoque, formada de pagamento inadequada, janela de atendimento impraticável ou não informada à equipe de entregas.
Ou seja, trabalho não falta e para uma boa resolutiva de problemas com um fluxograma completo você pode contar comigo!
Opmerkingen