Aclimatação
- jrsousace
- 6 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Sempre vou reforçar sobre a importância de você conhecer o produto com o qual você trabalha. Agora vamos focar na questão da aclimatação, ou seja, os parâmetros de segurança para garantir a qualidade do produto que você armazena.
Estamos falando de alimentos, bebidas, medicamentos, jornais, equipamentos eletrônicos, minérios, munições, armas, gases, entre vários outros tipos de mercadorias. Por isso é fundamental você estar atento sobre as Normas Regulamentadoras, alvarás e licenças necessárias para seu pleno funcionamento.
Fatores decisivos para aclimatação: dependendo da natureza do produto podemos ter liberação de partículas, névoas, gases e vapores. Os silos de grãos, plantas de produção de combustíveis, tintas, vernizes, entre outros.

É importante estar no mínimo dentro das normas legais para armazenamento e transporte de produtos combustíveis e voláteis, para evitar riscos de de explosão além das devidas medidas de punição legal.
Existem cenários onde você deve considerar a relação entre peso e integridade do produto. Um dos principais exemplos são pás eólicas, asas de avião, pois condições inadequadas podem modificar a geometria da peça e distorcê-las e até torná-las inoperantes.

Outro critério comum é a temperatura de trabalho do produto. Existem produtos que precisam aquecidos, outros suportam maiores variações e podem ficar em temperatura ambiente (o famoso CNTP), outros precisam estar em ambiente resfriado (embutidos, lácteos, chocolates, alguns medicamentos), outros precisam estar congelados (gelo, alimentos in natura, industrializados, pescados, picolés e sorvetes). Atenção: armazenamento de produtos congelados não significa temperatura abaixo de 0°C, mas abaixo de -18°C por conta de questões sanitárias, além da margem de segurança para eventuais falhas de armazenagem, mas isso é assunto para outra postagem. Existem produtos que exigem temperaturas ainda mais baixas, são os produtos que precisam estar em estado de criogenia.

Produtos pressurizados também exigem muita atenção no seu manejo e armazenamento e devem estar dentro de normas regulamentadoras e ter observação sobre os riscos de operação. Um exemplo recente que retrata a importância da segurança operacional foi a explosão que houve na planta da White Martins em Fortaleza no bairro Carlito Pamplona.
Também temos produtos que apresentam risco biológico, risco químico, risco radioativo, produtos corrosivos, entre outros. Para saber se seu armazenamento está adequado às normas, para adaptar sua operação e treinar sua equipe para manejo e armazenamento adequado do seu produto, pode contar comigo!
Comments