DMAIC o que é isso?
- jrsousace
- 8 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de mar. de 2023
Consultoria é uma palavra muito comum no meio corporativo, mas a principal dificuldade continua sendo como contratar um bom consultor.

É comum empresários reclamarem da baixa entrega ou por não atenderem às expectativas. Também é muito comum consultores reclamarem dos seus clientes por não saberem sequer definir o que querem, além dos famosos "favores". Serviços extras, fora do escopo definido que o cliente pede normalmente de forma gratuita ou com um preço muito menor, afinal ele "já está pagando muito mais" não é?
Trago, então, o ciclo DMAIC para servir de norte tanto para quem contrata como para quem quer ser contratado. DMAIC é a abreviação em inglês das seguintes palavras: Define (Definir), Measure (Medir), Analyze (Analisar), Improve (Melhorar, mas eu gosto de usar a palavra Implementar para manter o mesmo acrônimo) e Control (Controlar). Esse ciclo foi inicialmente introduzido durante a década de 80 na Motorola e visa ser uma ferramenta de melhoria contínua nos processos e controles de qualidade da indústria.
Certo, mas como isso me ajuda a contratar uma consultoria?
Vamos lá, além de ser um bom filtro inicial ao apenas perguntar o que é isso, ela também serve como um ótimo mapa mental para organizar o que você realmente quer fazer. Qual a sua a dor e onde você quer chegar. Na F1 todas os contratos saem com um DMAIC estabelecido e preenchido. Vamos aos passos!
DEFINIR: Esse é o primeiro passo, aqui nós apenas ouvimos o que está acontecendo. Quais são as dores do cliente? O que precisa ser mudado ou corrigido? Normalmente é o primeiro contato do cliente, inclusive é comum utilizar o famoso diagrama de Ishikawa nessa etapa.
MEDIR: Aqui é o momento em que o problema começa tomar uma forma mais definida, as variáveis de interesse são determinadas, é comum haver um brainstorming nessa etapa. Entretanto há uma pergunta primordial: Já existem métricas pré-estabelecidas? Já foi desenvolvido alguma ferramenta de medida? Ela será reutilizada? Qual será a formatação dos dados? Qual software usar? Haverá a criação de alguma equipe no projeto?
ANALISAR: Essa etapa só é executada após as métricas serem definidas e os meios da captação de informação serem definidos. Entretanto com o contato é possível estabelecer em contrato prévio o tempo de captação de informações, a forma de captação, como os dados serão disponibilizados e por quanto tempo.
IMPLEMENTAR: Após a análise completa é feita a validação da medição e se ela precisa ser refeita de alguma forma ou não. Via contrato essa possibilidade é prevista na F1 e definida. Também são definidas as melhorias esperadas e são comparadas com o cenário real. ATENÇÃO! É comum haver pioras durante a implementação, pois é o período de adaptação da equipe, logo isso também precisa ser levado em consideração. Esta etapa envolve o planejamento de novas soluções para o problema, a avaliação de custos e benefícios e a implementação da solução.
CONTROLAR: Nesta etapa, as soluções implementadas são monitoradas para verificar se estão funcionando como planejado. Os resultados são avaliados para verificar se os objetivos de melhoria foram alcançados. Também é determinado via contrato se o controle será feito pelo próprio cliente, quem fará, se haverá aplicação de treinamento, para quantas pessoas e qual o perfil de treinamento (multiplicador / operacional). Caso não seja o próprio cliente, também será determinado como será feito esse controle por nossa parte (report remoto ou presencial, visitas periódicas, reciclagens, etc).
Pode parecer muita coisa, mas a transparência e clareza sobre a informação, trás segurança e previsibilidade para todos!
Quer experimentar uma DMAIC com a gente? Vai no formulário aqui embaixo!
Comments