Como ser um bom operador logístico?
- jrsousace
- 23 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2023
Eu já falei sobre a importância de ter um bom processo logístico, ter procedimentos bem desenhados e equipe bem treinada. Falei sobre algumas funções e o que cada uma faz, como obter um bom contrato logístico para manter a saúde financeira da sua empresa ou setor de Logística. Agora vou falar sobre as premissas para chegar a um alto nível de desempenho e ser um bom operador logístico ou um bom setor de logística, caso você não seja terceirizado.
A primeira coisa que você precisa saber muito bem é a projeção da sua demanda: comece pela sua malha de atendimento, quantas entregas precisa fazer, qual a cadência e volume de Distribuição. Feito isso você precisa conhecer a sua cadeia de suprimentos.
Quando você junta essas 2 informações você vai conseguir ter um bom parâmetro para dimensionar o seu estoque, pois você vai ter noção de quanto você vai receber em que cadência e quanto você vai distribuir e qual a cadência. Dessa forma o seu estoque vai operar de forma previsível.
Conheça profundamente o produto que você vai operar. Conheça do começo até o final da cadeia de produção, conheça muito bem a unitização dos produtos quando você recebe no estoque e a unitização de venda. Saiba se você vai precisar fracioná-los ou não. Só assim você vai conseguir dimensionar o tamanho da sua equipe de estoque e quais funções serão feitas. Essa informação também vai definir qual vai ser o equipamento a ser utilizado para a movimentação das cargas. Quanto mais SKU's e variações você tiver notoriamente o seu tempo de separação e carregamento vai ser maior, logo o custo operacional também será maior e as chances de erro também.
Conheça fornecedores de embalagem. Tenha sempre uma quantidade mínima de segurança de embalagens para poder tratar avarias que vão acontecer, acredite. Saiba onde obtê-las rapidamente ou já acerte com o seu cliente o fornecimento de embalagens sobressalentes. Fornecimento de pallets também precisa ser previsto. Falo de pallet por seu tipo de equipamento de movimentação mais comum, entretanto você ao conhecer o seu produto vai saber qual equipamento de movimentação é o mais adequado e também comento sobre isso em outro post.
Também é importante prever a compra de produtos consumíveis para viabilizar a sua operação. Um exemplo clássico é o filme stretch, fitas adesivas, estiletes, pincéis atômicos para marcação, computadores, coletores, leitores óticos, etc. Tudo isso vai precisar estar dimensionado e previsto para a sua operação fluir bem.
Agora nós vamos começar a tratar a questão da localização. Ela vai ser muito importante para você avaliar como vai ser a alimentação da sua equipe. Vai fornecer vale refeição? Você vai ter um fornecedor de marmitas? Você vai ter um refeitório próprio? Sua operação vai ser tipo 24 horas de funcionamento? Vai precisar fazer gestão de escala? Água, café e lanches? Como vão ser fornecidos? Valorize o bem estar da sua equipe, isso é básico e humano.
O material que você transporta tem algum tipo de risco ou alto valor agregado? Qual tipo de acesso para receber e expedir suas mercadorias? Dependendo do veículo que você vai operar, alguns bairros específicos são inviáveis. A acessibilidade para seus funcionários e riscos envolvidos de assalto, são uma preocupação. Em caso de acidente, há uma rota de emergência prevista, hospital ou UPA próxima?
Dependendo da geografia na qual você vai estar o roubo de cargas precisa ser avaliado e você vai precisar de seguros. Seguro do armazém, seguro da carga, seguro dos seus equipamentos e veículos, etc.
Manutenção: com quem você vai fechar o contrato de manutenção? Vai ser próprio vai ser terceirizado? Com que frequência e quais as formas de pagamento? Tudo isso precisa estar previsto!
Parece ser muita coisa e de fato é, mas você pode contar comigo pra te ajudar!

Kommentare